AVANCA 2016 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia

AVANCA 2016 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia

Filmes para a edição 20 do Festival AVANCA 2016

Inscrições abertas

 

 

2016 é o ano em que o Festival Internacional de Cinema de Avanca comemora a sua edição número 20.

Este evento, que anualmente e desde 1997 vem marcando o final do mês de julho com uma seleção de filmes inéditos escolhidos de entre a produção mundial do cinema contemporâneo, acaba de abrir as inscrições para obras que serão submetidas a um júri de seleção.

A inscrição dos filmes, que pode ser feita através do preenchimento da ficha que se encontra no site www.avanca.com, encerra a 31 de março, altura em que se iniciará um árduo trabalho de visionamento que procurará escolher os melhores 50 filmes com que a competição oficial do AVANCA 2016 irá construir a lista de eleitos para a competição oficial.

Nos anos anteriores, as candidaturas têm ultrapassado os dois milhares de filmes oriundos de mais de uma centena de países.

A competição escolhe obras de longa e curta-metragem, de ficção e de animação, documentários e obras experimentais, enquadrando seleções transversais ao cinema, à televisão e ao audiovisual multimédia. Além de inéditos em Portugal, este ano apenas serão admitidos filmes produzidos após 1 de Janeiro de 2014.

Comemorando a vigésima edição dos Encontros de AVANCA, a inscrição de filmes portugueses e de países de língua oficial portuguesa não envolve custos para os respetivos produtores.

Para além de uma competição internacional, a Competição Avanca reúne obras produzidas na região de Aveiro, num número de filmes que nos últimos anos tem sido crescente, aproximando-se das três dezenas. Na sua maioria, estes filmes são de autoria de jovens realizadores.

O “AVANCA – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia” tem acontecido ao longo destes últimos dezanove anos, sempre com uma grande envolveria de participação internacional. Este festival surgiu claramente marcado com a intenção da complementaridade, da perceção da atualidade e da construção de um espaço onde o “cinema” é mote para a construção de 10 dias de um inevitável grande “jogo”.

Este ano a competição de filmes do AVANCA 2016 irá acontecer entre os dias 27 e 31 de Julho, em vários espaços em Avanca no Concelho de Estarreja, prevendo-se ainda que o festival visite cidades de vários países com quem o AVANCA tem mantido parcerias crescentes.

 

AVANCA 2016

www.avanca.com

Tel. 234880658

avancafilmfestival@gmail.com